Entender como funcionam os empréstimos negativados,deve ser o seu primeiro passo antes de solicitar qualquer tipo de crédito dessa modalidade. Assim, você conseguirá organizar suas finanças de maneira equilibrada e sem se endividar ainda mais.
Pensando nisso, desenvolvemos esse post com informações relevantes sobre o funcionamento dos empréstimos negativados, para auxiliar você na melhor decisão.
Como funciona empréstimos negativados?
Os empréstimos negativados funcionam como qualquer outro crédito, entretanto, tem suas particularidades. Por exemplo, normalmente é necessário oferecer garantias de que a conta será paga.
Pode ser um bem ou o próprio salário, como é o caso do refinanciamento de imóvel ou do empréstimo consignado. Quando isso não acontece, as taxas de juros são maiores. Normalmente, o que acontece é:
- Escolher a instituição financeira depois de pesquisar a fundo qual apresenta a melhor taxa de juros e CET;
- Por meio dos seus dados, a instituição financeira fará a avaliação de risco;
- Ela pode liberar ou não o valor solicitado;
Quando solicitar empréstimos para negativados?
É preciso ter em mente que o empréstimo deve ser uma opção para quitar uma dívida com juros ainda maiores, resolver uma questão emergencial ou investir em algo que traga um bom retorno.
Para além disso, o crédito não deve ser utilizado, ainda mais se você não fizer um bom planejamento para pagar a sua nova dívida em dia.
Quais cuidados devem ser tomados nos empréstimos para negativados?
É preciso deixar a ansiedade de lado e estar atento a golpes, visto que muitas pessoas podem se aproveitar de quem está nesse momento delicado.
Também não faça nenhum depósito antes de já ter seu dinheiro solicitado. Por fim, entenda que a avaliação geralmente será criteriosa e comece logo a montar um plano B caso sua solicitação for negada pela instituição.