AS DICAS DE MANUTENÇÃO MAIS IMPORTANTES PARA MOTORES A DIESEL

1. Limpe seu motor.

Como os motores a diesel tendem a ter uma vida útil mais longa do que seus equivalentes a gás, eles podem se beneficiar de uma limpeza mais frequente. Afinal, quando um veículo navega distâncias mais longas e tarefas mais desafiadoras, sujeira e poeira têm mais oportunidades de se acumular no motor.

Quando a sujeira se acumula nos componentes do seu motor, diminui sua vida útil e pode até diminuir a eficiência do combustível. Além disso, se você mora em uma área com invernos rigorosos, as peças e os componentes do seu motor podem se desgastar mais rapidamente devido ao contato com o sal da estrada, o que intensifica a ferrugem e a corrosão.

Escusado será dizer que a limpeza adequada é uma maneira fácil, mas importante, de cuidar do seu motor diesel. Você deve consultar o manual do proprietário antes de iniciar a limpeza. Mas provavelmente você precisará de:

  • Uma escova de dentes velha para ajudá-lo a entrar nos cantos e recantos
  • Uma esponja úmida para limpar o compartimento do motor
  • Um desengordurante especializado para dissolver com segurança gunk

Como sempre, verifique se o motor está frio antes de começar a esfregar e use equipamentos de proteção, como óculos e luvas.

Alguns componentes do motor podem não ser à prova d’água, portanto, verifique o manual do veículo para ver o que é seguro para mangueira. A Car and Driver recomenda o uso de sacos plásticos para proteger as peças sensíveis à água durante a limpeza.

Dica profissional: se você preferir não usar água, considere usar a configuração baixa em um soprador de folhas para tirar o pó do compartimento do motor.

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2. Verifique o seu filtro de ar.

Enquanto estiver sob o capô, verifique seu filtro de ar. Na maioria dos veículos, incluindo os diesel, o filtro de ar está embaixo do capô, dentro de uma caixa retangular de coletor de ar frio, localizada próxima à frente do compartimento do motor.

Um filtro imundo pode “sufocar” seu motor, forçando-o a usar mais combustível para obter a potência e a aceleração das quais você depende. Geralmente, você deve substituir o filtro de ar a cada 20.000 km ou fazer o check-out se notar diminuição da potência do motor, aceleração mais fraca ou aumento do desgaste do motor.

3. Cuide do radiador do seu motor.

O radiador de um carro o mantém frio, transferindo calor do motor para o ar. Mas como esse processo de refrigeração funciona? Primeiro, o anticongelante (ou líquido de arrefecimento) viaja através do motor “captando” o calor. O líquido de refrigeração quente retorna ao radiador que dissipa o calor no ar. Então, o anticongelante resfriado viaja de volta ao motor, repetindo esse ciclo.

Como os motores a diesel tendem a funcionar mais quentes que os a gás, seus radiadores estão sujeitos a temperaturas mais altas, o que pode levar ao superaquecimento . O superaquecimento pode entortar os componentes do motor, como cilindros e vedações das juntas, levando a uma falha do motor completa (e potencialmente irreparável).

A manutenção adequada do sistema de refrigeração, como trocas regulares de refrigerante ou radiador, é uma ótima maneira de ajudar a evitar o superaquecimento no seu motor diesel. Aqui está o que esperar durante um serviço de troca de radiadores :

  • Um fluido de limpeza especializado é bombeado através do sistema de refrigeração e do radiador.
  • Ferrugem e impurezas são eliminadas no anticongelante.
  • O sistema é completado com um novo anticongelante para ajudá-lo a esfriar com eficiência.

Muitos fabricantes de automóveis sugerem a troca de fluidos do radiador a cada 40.000 a 60.000 milhas, mas é sempre melhor verificar as recomendações do fabricante para seu carro ou caminhão a diesel. Verifique o sistema de refrigeração e o radiador mais cedo se notar:

  • Vazamento de líquido laranja ou verde na superfície sob o cartão
  • Um cheiro de xarope de bordo vindo do motor
  • Vapor saindo de baixo do capô

4. Substitua os filtros de combustível.

Os veículos a gás têm um único filtro de combustível, mas a maioria dos motores a diesel tem dois – um filtro de combustível primário entre o tanque de gasolina e o motor e um filtro secundário entre a bomba de transferência e os injetores de combustível. Devido à natureza menos refinada do diesel, o combustível tende a absorver mais água da condensação no tanque, levando muitos fabricantes a fabricar motores a diesel com dois filtros de combustível.

Quando há partículas de água no diesel, algumas coisas podem acontecer com o seu motor:

  • Você pode notar uma diminuição na potência.
  • Seu motor pode parar.
  • Seus injetores de combustível podem explodir.

Não espere que os problemas do carro apareçam! Em vez disso, ajude a evitá-los com uma inspeção completa de veículos e serviços de manutenção preventiva. A maioria dos motores a diesel precisa de serviços de substituição de filtro de combustível a cada 10.000 a 15.000 milhas, mas você deve verificar as recomendações do fabricante para sua marca e modelo . Lembre-se de que é aconselhável substituir os filtros de combustível primário e secundário ao mesmo tempo para maximizar sua eficiência e vida útil.

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