8 etapas para o desenvolvimento da receita de anúncios do seu site

pessoa sentada analisando

Existem três formas principais de rentabilizar (isto é, gerar receita de) um website:

  1. Comércio eletrônico . Receber lucros de vendas diretas de produtos ou serviços.
  2. O marketing da filial . Receba as taxas de indicação dos comerciantes quando um produto ou serviço vinculado a você resultar em uma venda como resultado de seu link.
  3. Publicidade . Receba receita de publicidade para exibir publicidade no seu site, blog ou boletim informativo por e-mail.

É a terceira abordagem que vamos explorar neste artigo.

Seu sonho pode ser criar um site, fazer com que as pessoas o visitem em massa e, em seguida, arrecadar receita publicitária enquanto relaxa na praia. É um sonho comum, mas um irrealista – para a maioria das pessoas e empresas. Se você tem o tipo certo de site e se você trabalha duro e inteligente, no entanto, você pode conseguir pelo menos uma modesta receita de publicidade do seu site. Se você vai colocar em muito tempo de praia, continua a ser visto.

Afirmando o óbvio

Antes de começar, deixe-me declarar alguns princípios óbvios do campo publicitário:

  1. Produtos e serviços com preços mais altos podem pagar mais por publicidade do que os setores de baixo custo.
  2. Somente publicidade segmentada será clicada. Se você colocar um anúncio de banner de farmácia em um site de carros de corrida modelo, você não vai vender muito antiácido. A publicidade não segmentada é vendida por talvez 50 centavos por 1.000 visualizações de página ou menos – o que não é suficiente para ganhar a vida.
  3. A publicidade tem preço de oferta e demanda. Neste momento, há um suprimento ilimitado de páginas na Internet. Mas se houver uma demanda por seu site (ou seja, se você obtiver muito tráfego segmentado) – e seu site tiver um público-alvo valioso -, você será notado pelos anunciantes.

Formas de Pagar por Publicidade

Existem três métodos principais de publicidade de preços:

  1. CPM (custo por mil visualizações). Esta é a forma tradicional de vender televisão, rádio, revista e jornal. Alguns sites de valor mais alto podem vender anúncios dessa maneira na Internet, mas não é fácil.
  2. CPC (custo por clique) ou PPC (pagamento por clique). Nesse modelo de pagamento por desempenho, o anunciante paga apenas se um cliente em potencial se importar o suficiente com o anúncio para clicar nele. De longe, a maior quantidade de publicidade na Internet é vendida através deste modelo.
  3. CPA (custo por ação) é o pagamento por lead ou o pagamento por venda. O marketing de afiliados (que exploraremos em outro artigo desta série) é executado nesse modelo.

Agora, vamos analisar as 8 etapas da geração de receita de anúncios.

1. Fornecer conteúdo de alta qualidade centrado em torno de uma indústria comercialmente viável

A menos que seu website esteja relacionado a uma indústria comercialmente viável, é provável que você não consiga ganhar muito dinheiro com publicidade. Em termos simples, os anunciantes só pagam pela publicidade se isso os ajudar a ganhar dinheiro.

Eu tenho um amigo que é um verdadeiro especialista em gramática inglesa. Ele desenvolveu um site inteiro em torno do uso gramatical correto. Está até recebendo algum tráfego. Considere quem esse site pode atrair:

  • Professores ingleses
  • Falantes não nativos que tentam aprender inglês correto
  • Alunos que têm uma tarefa para completar para a aula

Essas pessoas provavelmente gastarão dinheiro com esse tópico? Não é provável. Um editor de dicionários pode querer anunciar aqui, mas como o livro é vendido por US $ 25 ou menos e não há concorrência acirrada nos dicionários atualmente, os editores não pagam muito pela publicidade. Se você teve aulas de inglês online, talvez queira anunciar. Mas ainda assim, esses anúncios não seriam vendidos por muito tempo.

Meu amigo gramatical deve esperar muita receita de publicidade? Não.

Eu tenho outro amigo que tem um site de enfermagem que atraiu o interesse de produtos farmacêuticos. Como a indústria farmacêutica é muito competitiva e vende alguns produtos com preços altos, esse tipo de site tem o potencial de gerar um bom dinheiro, se desenvolvido adequadamente.

Não apenas você precisa de um campo comercial, mas também deve fornecer conteúdo de alta qualidade:

  1. Você não receberá muita atenção se as pessoas não aprenderem com seu website. Se eles aprendem, eles são mais propensos a retornar.
  2. A atualização do algoritmo do Google Panda tende a oferecer classificações mais baixas para sites com conteúdo insatisfatório, medidos por fatores como taxa de rejeição, presença de anúncios intrusivos e evidência de “raspagem” ou duplicação de algo em outro site.
  3. Os usuários da Internet estão ficando mais sofisticados e não se contentam com conteúdo medíocre. Eles sairão rapidamente se não encontrarem o que estão procurando.

2. Otimize seu conteúdo em palavras-chave de alto preço

Supondo que você tenha o primeiro passo sob controle, mova-se agora para otimizar seu conteúdo em torno de palavras-chave de alto custo. Você pode usar a Ferramenta de palavras-chave do Google AdWords para descobrir quais palavras-chave obtêm os lances mais altos em seu nicho.

Você otimiza seu conteúdo de duas maneiras principais.

  1. Foco da palavra-chave . Selecione as duas ou três dúzias de palavras-chave com preço mais alto em sua indústria ou nicho. Em seguida, escreva conteúdo sobre esses tópicos.
  2. Colocação de palavras-chave . Coloque palavras-chave de alto preço (sempre que apropriado) no seu:
    • Tags de título
    • Subtítulos
    • Tags Alt para gráficos
    • Nomes de arquivo para gráficos e páginas da Web
    • Em hipertexto ligado palavras e frases.
    • Nos primeiro e último parágrafos

Não é suficiente ter um ótimo conteúdo. Você desejará concentrar seus esforços nos tópicos mais lucrativos e, então, garantir que seu conteúdo seja indexado corretamente pelos mecanismos de pesquisa para essas palavras-chave lucrativas.

3. Gere muito tráfego para seu site

Talvez isso seja óbvio, mas a menos que você tenha muito e muito tráfego para o seu site, você não ganhará muito dinheiro vendendo publicidade. Como você consegue tráfego? Este é um tópico complexo, mas principalmente de três maneiras:

  1. Rankings de pesquisa . Obter altamente classificado nos motores de busca para suas palavras-chave. Em parte, você consegue isso no passo 2….
  2. Ligações . Obtenha links e recomendações para o seu site a partir de outros sites, blogs, mídias sociais, diretórios etc.
  3. Anúncios . Pague por publicidade para levar as pessoas ao seu site – para que elas vejam a publicidade  .

Se você tentasse vender publicidade diretamente, uma das primeiras perguntas que os compradores de mídia farão é: qual é o seu número mensal de visitantes únicos ou exibições de página? A menos que você tenha números saudáveis, eles não o perseguirão. Receba o tráfego e você pode começar a atrair anunciantes interessados.

4. Determinar que tipo de publicidade está sendo vendida nesse nicho

Se você está buscando uma estratégia de receita de publicidade para o seu site, você terá feito muitos sites de concorrência para ver o que os torna bons – e para determinar como você pode ser ainda melhor.

Tipo e tamanho da publicidade . A maior parte das propagandas em anúncios de texto do Google do seu setor ou anúncios gráficos (ou seja, anúncios gráficos)? Se os anúncios gráficos forem populares, qual tamanho será exibido com mais frequência?

Em 28 de fevereiro de 2011, o Internet Advertising Bureau (IAB) lista sete blocos de anúncios padrão (as dimensões em pixels estão entre parênteses):

  • Retângulo Médio (300 x 250)
  • Retângulo (180 x 150)
  • Leaderboard (728 x 90)
  • Arranha-céu (160 x 600)
  • Anúncio de meia página (300 x 600)
  • Botão 2 (120 x 60)
  • Microbar (88 x 31)

Um tamanho mostrado como “excluído” é o Banner Completo (468 x 60). Você ainda verá isso amplamente na Internet, mas não em sites que estão tentando vender para anunciantes que pagam bem. Às vezes, você verá outros tamanhos, mas, para projetar sua própria página, atenha-se aos tamanhos mais populares em seu nicho ou setor.

Fonte de Publicidade . Agora, olhe mais fundo para determinar a origem da publicidade. A maioria dos anúncios de terceiros tem dois URLs.

  1. URL intermediário do servidor de anúncios. O servidor de anúncios é a empresa que exibe o anúncio, além de contar e coletar informações no click-through. Em seguida, redireciona o navegador do usuário para o…
  2. URL de destino na página de destino do site do anunciante, onde o usuário da Internet deve acabar.

Se você conseguir descobrir o que é a empresa do servidor de anúncios, pode aprender algo sobre o tipo de publicidade. Às vezes, o URL intermediário pode ser visto colocando o cursor sobre o anúncio (sem clicar) e procurando um URL na parte inferior esquerda do quadro do seu navegador da web. No entanto, alguns tipos de tecnologias de anúncios não divulgam o URL intermediário, e é difícil ver o URL na barra na parte superior do navegador, pois ele é redirecionado rapidamente. Outra abordagem é clicar com o botão direito do mouse para “ver a fonte”.

O que você está procurando é o nome da empresa de veiculação de anúncios (não a marca do software de veiculação de anúncios). Por exemplo, o DoubleClick (agora pertencente ao Google) costuma ser usado para exibir anúncios com preços mais altos em sites melhores. As redes de anúncios, por outro lado, exibem anúncios com preços mais baixos. Você verá alguns dos nomes das redes de anúncios na etapa 7 abaixo. O trabalho de detetive que você faz aqui pode resultar em inteligência útil para ajudá-lo a desenvolver sua própria estratégia.

5. Projete seu modelo de página da web para publicidade

Agora que você já teve uma ideia de como as empresas tendem a anunciar em seu nicho ou setor, você precisa criar seu modelo de página da web para acomodar os tamanhos de anúncio mais populares. Tenha cuidado para não sobrecarregar o seu modelo de página da Web para que ele fique desordenado. Não seja ganancioso. Alguns anúncios criados para se encaixar perfeitamente em sua página da web terão uma aparência profissional sem parecer exagerados. E somente os anúncios mais proeminentes receberão muitos cliques de qualquer maneira.

Normalmente, um site que oferece publicidade exibirá um cabeçalho (728 × 90) na parte superior, com outro tamanho de anúncio no lado direito da página. Os anúncios do Google AdSense podem ser colocados em qualquer lugar da página. Mas muitas vezes eles tendem a confundir o site e dificultam o acesso dos leitores às informações que desejam. Seja sábio e experimente.

Agora, considere três tipos de publicidade no seu site. Você pode até acabar misturando esses tipos.

6. Considere o texto do Google AdSense e a publicidade gráfica

O Google é a maior empresa de publicidade na Internet. Seus anúncios do Google AdWords exibidos nos resultados de pesquisa geram uma enorme receita para a empresa. Mas você pode colocar anúncios do Google AdSense em seu próprio site. Para saber mais, consulte https://www.google.com/adsense/

A vantagem dos anúncios do Google AdSense é que o Google se esforça para exibir apenas os anúncios relevantes para as palavras-chave na sua página da web. Além disso, eles têm milhões de anunciantes, muitos dos quais estão encontrando bons resultados publicitários em sites como o seu. Você não precisa encontrar os anunciantes. O Google faz isso por você. E o Google parece pagar sites de editores como o seu por metade da receita que recebe dos anunciantes. Esta pode ser uma solução ideal para muitos sites de pequenas empresas. Como os anúncios são segmentados de acordo com o seu conteúdo, eles geram um preço de lance mais alto do que os anúncios não segmentados.

Experimente também anúncios gráficos (anúncios gráficos) através do Google AdSense.

7. Considere anúncios gráficos de redes de anúncios e afiliados

Um segundo tipo de fonte de publicidade são as redes além do Google. Existem dois tipos principais de redes: redes de anúncios e redes afiliadas.

Redes de anúncios . Essas são empresas com as quais você contrata para exibir os anúncios de seus clientes no seu website. Eles podem pagá-lo com base em CPM (talvez 50 centavos a vários dólares por mil exibições de anúncios – ou menos) ou podem pagar com base no Custo por clique. Pesquise em “redes de anúncios” e você encontrará listas deles. Alguns dos mais conhecidos incluem o ValueClick, o AdBrite, o Burst Media, o Casale Media, o Kontera, o Chitka, o Tribal Fusion e o Bidvertiser. Algumas redes de anúncios estão focadas principalmente em um setor; outras oferecem anúncios em vários setores.

O problema que tenho visto é que os anúncios não são geralmente direcionados ao seu conteúdo, mas apenas ao seu setor em geral. Consequentemente, a taxa de cliques tende a ser menor e sua receita é menor. Se seu site não for altamente segmentado em um nicho comercial de alto preço, uma rede de anúncios pode ser sua melhor fonte de anúncios.

Redes afiliadas. Consideraremos marketing afiliado em outro artigo desta série. No entanto, as redes de afiliados se encaixam aqui, pois oferecem anúncios gráficos de muitos anunciantes. A principal diferença das redes de anúncios é que, embora as redes de anúncios geralmente paguem com base em CPM ou CPC, as redes de afiliados tendem a pagar principalmente com base em CPA (custo por ação), quando uma compra ou lead resulta do clique. Pesquise em “redes de afiliados” para ver as listas destes. Algumas redes de afiliados maiores a serem exploradas são: CJ (Commission Junction), ClickBooth, ClickBank, Shareasale e Linkshare. Normalmente, você pode escolher o anúncio e os tamanhos de anúncio que deseja exibir no seu site, bem como os anunciantes que você acha que fornecerão a melhor receita para você. No entanto, o anunciante individual pode querer aprovar seu site antes de permitir que você coloque seus anúncios em seu site.

8. Considere a possibilidade de contratar um representante de vendas para vender anúncios de CPM

Se você está obtendo sucesso em ganhar receita de publicidade em seu site, considere contratar uma agência para atuar como representante de vendas para buscar anunciantes em seu site. Representantes de vendas são profissionais de publicidade que conseguem fazer negócios de CPM diretamente com os principais compradores de mídia – ofertas que você não conseguiria pagar, já que representantes experientes de vendas têm conhecimento interno do setor e uma extensa rede de contatos. Se você tem um potencial de publicidade relativamente lucrativo, essa pode ser a melhor maneira de obter mais receita para seus anúncios.

No entanto, conseguir um representante de vendas tem três possíveis desvantagens:

  1. Bons representantes de vendas nem mesmo pensarão em trabalhar com você se você não tiver muito tráfego e potencial para muita receita de vendas de anúncios.
  2. Bons representantes de vendas exigem uma boa porcentagem da receita geral de anúncios de seus serviços.
  3. Encontrar um representante de vendas bom, produtivo e produtivo para sua empresa é um empreendimento de acertar e errar. Você pode ter que tentar vários representantes de vendas antes de encontrar o que é um bom ajuste para sua empresa.

Espero que esta visão geral das etapas envolvidas no desenvolvimento da receita de publicidade para o seu site traga uma boa dose de realismo. Muitos sites têm pouco potencial publicitário. Mas se o seu fizer – e se você estiver disposto a trabalhar duro o suficiente para desenvolvê-lo – você pode até ser capaz de ganhar dinheiro suficiente para pagar uma viagem para a praia de vez em quando, contanto que você possa encontrar o tempo.

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